TPA OU TROCA PARCIAL DA ÁGUA

TPA OU TROCA PARCIAL DA ÁGUA

O processo de ciclo biológico será sem dúvida o tempo de maior tensão para você e para o seu novo aquário. Portanto, a seguir daremos algumas dicas para os primeiros dias e meses do seu novo aquário.
Ao longo das primeiras 4 a 6 semanas o seu aquário irá demonstrar o típico processo de ciclo biológico. Durante este tempo crítico você deve vigiar cuidadosamente a amónia e os nitritos no aquário. Se os peixes parecerem afectados (correndo de um lado para o outro, ofegando por oxigénio, ou permanecendo imobilizados) uma mudança de água parcial pode ser adequada. Se os peixes parecerem muito mal pode ser preciso passá-los para outro aquário até que a toxicidade do aquário se reduza.
Caso tenho um filtro externo ou um Canister Por mais eficiente que seja a filtragem desses filtros, lembre-se que se trata de um sistema fechado. É recomendável realizar as TPAS ou TROCAS PARCIAIS DE ÀGUA, frequentes para garantir a eliminação de dejetos, redução de AMÔNIA TÓXICA E NITRITO NO2.
A TPA pode ser feita a cada 20 dias de 20% a 30% do volume de água presente no aquário, mesmo tendo evaporado e sendo preciso repor a água evaporada ou mais frequentes se tiver necessidade, (veja a na Figura B) se o nivel de amônia ou nitrito for muito alta, sempre sifonando o fundo (veja na figura A) uma troca sim e outra não.
Lembre-se sempre que a água nova que será reposta no aquário deve estar livre de cloro, para eliminar o cloro pode ser usado um anticloro ou mesmo um condicionador de água. (veja a na Figura B)
Os testes de PH, Amônia e Nitrito devem ser feitos semanalmente para um maior controle de qualidade da água dos seus peixinhos e assim fazendo com os mesmo tenham uma vida muito mais longa e também para não ter nenhuma surpresa entre as TPAs.

TPA OU TROCA PARCIAL DA ÁGUAreposicao de agua figura a